Mapa da Violência 2012

Foi publicado na última semana o Mapa da Violência 2012 – Os novos padrões da violência homicida no Brasil, um estudo realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. O autor faz uma análise dos últimos 30 anos de violência homicida no Brasil e aponta as principais mudanças nos padrões históricos. São destaques neste estudo a vitimização feminina por homicídios e o grande agravamento da violência no trânsito.

E no último domingo o programa Fantástico da Rede Globo apresentou uma matéria intitulada “Uma mulher é agredida a cada 5 minutos no Brasil”. O objetivo foi apontar para o grave problema da violência contra a mulher. Depoimentos de vítimas desta barbárie mostram o quanto ainda é preciso ser feito para acabar com o problema. Uma passada pelos órgãos competentes do Piauí mostra como algumas atitudes simples podem mudar este cenário.

O que ainda não se vê é um real estudo das causas do problema. Apesar de não ter dados estatísticos para afirmar, muito provavelmente, na maioria destes casos, a base do problema está numa relação destrutiva criada pelo Transtorno da Codependência ou Dependência do Vínculo.

Links Relacionados:
Codependência
Mapa da Violência 2012
Matéria do Fantástico