Vídeos da Dra. Elizabeth Zamerul

DEPENDÊNCIA QUÍMICA COM OUTRAS DOENÇAS MENTAIS

Ao contrário do que muitos pensam, estudos mostram que a maioria dos dependentes químicos também têm outros transtornos mentais e que muitas vezes são negligenciados, não recebem tratamento adequado e trazem graves consequências para a vida do dependente químico e da família. Neste video, a Dra. Elizabeth Zamerul, especialista em Dependência Química e Codependência, desenvolve este tema e orienta a família, para que consiga minimizar estas consequências e ampliar as chances de sucesso no tratamento do dependente químico.

PORQUE A FAMILIA DO DEPENDENTE QUÍMICO PRECISA DE AJUDA?

Só quem vive ou viveu a realidade de conviver com um dependente químico pode reconhecer que os familiares vivem um drama incomparável. É comum que os profissionais ligados à área sugiram que a família busque ajuda e trate do seu sofrimento e quase sempre, ela não entende o porquê. Neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul, especialista em Dependência Química e Codependência, reflete sobre a dor do familiar e explica por que é importante que ele seja cuidado.

DIFERENÇAS ENTRE CULPA E RESPONSABILIDADE

Muitas pessoas confundem estes dois termos e se alguém está se empenhando no autodesenvolvimento, é importante ter clareza dos seus significados. Neste vídeo, a Dra. Elizabeth explica as origens culturais da culpa e da responsabilidade e as repercussões de cada uma na vida.

FOCO EM MIM

Para recuperar-se da Codependência, é necessário dar importância especial para o tema "Foco em mim". No dia-a-dia, é muito comum pessoas que iniciam o tratamento manterem-se focadas no comportamento do outro e terem dificuldade de obter sucesso na sua recuperação. Neste vídeo, a Dra. Elizabeth, explica as diferenças na dinâmica do "Foco no outro" e do "Foco em mim", as consequências de cada um e como manter-se focado em si mesmo no cotidiano.

A Família e o Fantasma das Drogas

Esta palestra aberta foi dada pela Dra. Elizabeth Zamerul, num evento cultural da Seicho-No-Ie, em 10/2016. O objetivo foi esclarecer para os familiares, como a dependência se instala na vida da pessoa, quais são os fatores de risco e fatores protetores e como a família pode prevenir, ajudar o dependente químico e a si mesma a se libertar deste grave transtorno.

Dependência Emocional e Parceiros Complicados

Você já ouviu falar em "dedo podre"? Será que isto existe? Por que será que algumas pessoas tendem a atrair parceiros complicados? Ou será coincidência? Neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul, especialista em Codependência e relacionamentos destrutivos, responde a estas perguntas e a outras que foram feitas pelos internautas. Saiba mais sobre este tema que provoca enorme sofrimento e deixa pessoas, muitas vezes, desesperançosas nos relacionamentos amorosos.

O uso do Psicodrama na Dependência Química

Esta palestra foi realizada pela Dra. Elizabeth Zamerul na Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, por ocasião da apresentação do TCC para obtenção do seu título de Psicodramatista. Neste vídeo, ela mostra exemplos de como os recursos do Psicodrama no tratamento dos dependentes químicos podem gerar resultados tão valiosos!

Como escolher uma clínica para Dependentes Químicos confiável

A Dra. Elizabeth Zamerul trata aqui deste assunto importante com o qual muitos familiares e pacientes têm que se deparar quando percebem que não há mais controle do uso da droga. Longe de ser uma decisão fácil, a escolha da clínica exige informações, reflexão e conhecimentos sobre os fatores fundamentais para analisar e pesar na balança neste momento tão delicado.

Obs.: Não há conflitos de interesse. A Dra. Elizabeth Zamerul atua, entre outras atividades, em clínicas e CTs para dependentes químicos e não é proprietária de uma.

Quando internar um dependente químico: uma decisão delicada

Muitas vezes, num momento doloroso da vida, a família do dependente químico se questiona: devo interná-lo? Há outra opção? Isto é o melhor a fazer? Adianta internar se ele não quer se tratar? Ele vai ficar furioso comigo? Vou jogar meu dinheiro “suado” fora? O conflito interno pode ser imenso e muitos não sabem o que fazer e a quem procurar ajuda. Além disto, alguns membros da família concordam em internar e outros não. Assim, o conflito cresce e, enquanto isto, o pior... o paciente prossegue “mergulhando num buraco” que parece não ter fim. Neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul aborda elementos que podem ajudar nesta difícil decisão.

Violência Doméstica, Um novo olhar: como prevenir e superar

Neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul, especialista em Violência entre Parceiros Íntimos, convida a uma reflexão para além dos limites da violência de gênero, sobre o papel da mulher enquanto vítima. Aqui ela fala de como prevenir e sair da violência crônica, evitando danos mais graves para a mulher. Ela também aborda a violência da mulher contra o parceiro e a violência mútua, isto é, quando os dois se agridem.

ABPTV | Consequências de relações destrutivas (15/06/2015)

Neste vídeo a Dra. Elizabeth Zamerul foi entrevistada pela TV da Associação Brasileira de Psiquiatria - (TVABP) respondendo às perguntas dos telespectadores sobre o tema “relações afetivas destrutivas” que são aquelas que ultrapassam os limites e acabam deixando uma marca profunda nos envolvidos. Geralmente elas são causadas por ciúme doentio, descontrole emocional, obsessão ou até mesmo por “amar demais” do outro. Quando esses fatores saem do controle podem gerar inúmeras consequências como ansiedade, depressão, violência e outros problemas físicos e psiquiátricos mais graves.

Coaching Positivo

Coaching positivo é um tipo de desenvolvimento humano fundamentado na Psicologia Positiva. Esta ciência, mais recente, complementa a psicologia tradicional e estuda as forças humanas, as emoções, as atitudes e métodos comprovados para facilitar o ótimo uso dos recursos para viver a autorealização profissional ou em outras áreas da vida e a felicidade no dia-a-dia.

Psicologia Positiva e Felicidade Real!

Quem disse que a psicologia trata apenas de quem está doente ou com problemas? A Psicologia Positiva está aí para acabar com este mito e mostrar que qualquer pessoa pode buscar ser mais feliz, independentemente do ponto em que esteja. Ser mais positivo, mais otimista e ampliar as emoções positivas traz mais qualidade de vida e maiores chances de sucesso em qualquer área.

Inteligência Emocional e Psicologia Positiva

Inteligência emocional é absolutamente necessária para o sucesso nas várias áreas da vida e hoje ganha cada vez mais destaque nos treinamentos organizacionais pela relevância no trabalho de equipe, na gestão de pessoas e nas relações com os clientes. Neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul destaca algumas ferramentas da psicologia positiva que podem contribuir significativamente para desenvolver a inteligência emocional.

Assédio Moral, um mau negócio para as organizações

A Dra. Elizabeth discorre sobre as consequências do assédio moral para as empresas, detalhando os impactos em várias direções, tanto interna à organização como externa e por que é tão importante preveni-lo. Ela também discorre sobre a prevenção e as consequências de prevenir ou não através dos mecanismos habituais de capacitação dos líderes.

Relacionamentos destrutivos nunca mais

Neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul aborda a Codependência ou Dependência Emocional, um transtorno psicológico onde a pessoa se sente dependente de relacionamentos ou de pessoas e que provoca muito sofrimento. Mais comum entre mulheres, a codependência também acomete homens e pode destruir a vida da pessoa. Portanto, é importante diagnosticar e, se necessário, pedir ajuda para buscar o controle deste transtorno, o que é essencial para permitir ao codependente relacionamentos afetivos saudáveis e prazerosos.

Tratamento da Codependência – Primeiros Passos

Neste video, a Dra. Elizabeth Zamerul, oferece uma visão geral da importância do tratamento da Codependência ou Dependência Emocional. O que se vê comumente é que ela é confundida com comportamentos normais nas relações afetivas, mas isto é enganoso. Ela pode ser muito grave. Aqui se mostra como dar os primeiros passos para se libertar deste transtorno que a tantos faz sofrer.

O Tratamento da Codependência e a importância do Prazer

Como em qualquer dependência, o que se busca é algum tipo de prazer. Para recuperar-se da Codependência, é necessário dar importância especial para o tema "Prazer" e, neste vídeo, a Dra. Elizabeth Zamerul, explica por que.

Codependência e a vida sem legenda

Pra muitas pessoas, é difícil aceitar que a vida seja, por vezes, tão incompreensível. Para quem sofre de Codependência ou Dependência Emocional de Pessoas, quando sente a necessidade do controle, esta realidade é ainda mais sofrida. Neste vídeo, a Dra Elizabeth Zamerul convida, com leveza, à reflexão sobre esta angústia tão comum e à possibilidade de aceitar os fatos, as situações e as pessoas para encontrar serenidade nos relacionamentos e na vida.

Trailer da Palestra: Pessoas Difíceis no Trabalho

Embora a maioria das palestras realizadas pela Dra. Elizabeth Zamerul usem os recursos mais habituais, esta palestra foi preparada após um curso de teatro, curso de contação de histórias e usa vários recursos teatrais. O objetivo foi criar um ambiente muito leve, belo e divertido para tratar de um tema geralmente árduo e gerador de desconforto, o do relacionamento com Pessoas Difíceis no Trabalho. Atualmente, a palestra foi adaptada e tem sido realizada sem os recursos teatrais.

Entrevista no Programa Viver e Conviver – Inteligência Emocional no Trabalho

Nesta entrevista, questiona-se que a inteligência cognitiva seja a mais importante e determinante para o sucesso profissional e aborda-se a inteligência emocional como necessária e possível de ser desenvolvida. A Dra. Elizabeth Zamerul explica o que é esta inteligência e também aborda as consequências da ausência do seu uso no ambiente do trabalho e como, quando usada, pode contribuir para mais fluidez nos relacionamentos e mais felicidade profissional e pessoal.

Entrevista no Programa Espaço Vida sobre Protagonismo

Embora a entrevista tenha ocorrido para um público-alvo da terceira idade, a abordagem feita encaixa-se perfeitamente para pessoas de qualquer idade que queiram descobrir seu poder pessoal, ou seja, os seus recursos para viver com mais prazer e contentamento. O vitimismo é uma interpretação da realidade que muitos vivem e que os faz sofrer. Entrar no papel protagonista é ter coragem para abrir mão deste vitimismo, das justificações e lamentações que não levam a lugar algum, desistir desta impotência e descobrir caminhos criativos para viver melhor e mais feliz. Isto é possível em qualquer momento da vida.

Entrevista no Programa Viver e Conviver – Assédio Moral no Trabalho

Nesta entrevista, a Dra.Elizabeth Zamerul explica o que é o assédio moral, como é a dinâmica no relacionamento entre o assediado e o agressor, possíveis causas, quais os sintomas e outras consequências, o estado psicológico da vítima, as diferenças quando ocorre com o homem ou com a mulher e o que fazer para acabar com esta experiência de tanto sofrimento e tortura psicológica nas organizações.

Enquete