Workshop: Competência emocional para um time eficaz

Considerações:

O que é necessário para se obter uma equipe eficaz? Além de um líder eficaz? Sim, porque isto naturalmente é fundamental, mas não basta. É preciso treinar a equipe para que compreenda os benefícios de investir no próprio autoconhecimento, na percepção das suas condutas, para melhorar os relacionamentos interpessoais profissionais e desenvolver mais capacidade de se conduzir com fluidez para resultados cada vez melhores.

Premissas para reforço ou linhas condutoras do workshop:

  • Team building;
  • Foco em resultados sustentáveis;
  • Protagonismo no comportamento profissional e nas relações no trabalho.

Objetivos:

Ao final do workshop, os participantes deverão ter compreendido:

  • Conhecer os modelos de relacionamento em decadência (vítima, salvador e vilão) e em ascensão (protagonista); a importância do protagonismo e sua influência no atual contexto dos negócios;
  • Refletir sobre a mudança individual e como é possível, do ponto de vista neurológico, romper vícios e padrões de emoções e comportamento inúteis ou prejudiciais;
  • Aumentar a integração da equipe;
  • Noções de inteligência emocional, consigo e com o outro;
  • Ampliar, nos participantes, a consciência da importância de se responsabilizar pela própria comunicação, para a maior fluidez e eficácia no trabalho;
  • Aumentar a autoconsciência de onde cada pessoa está, em relação à própria competência emocional e comunicação e o que precisa aperfeiçoar;
  • Oferecer ferramentas para melhorar a capacidade da comunicação assertiva na relação com o outro;
  • Prevenir e gerenciar conflitos;
  • Proporcionar ferramentas para que os participantes se relacionem com consciência e eficácia.

Conteúdo Programático:

  • Modelos dos relacionamentos atuais;
  • Mapas mentais - Dinâmicas das dificuldades interpessoais;
  • Ação reativa ou criativa?
  • Responsabilidade pelas escolhas;
  • Teoria cognitivo/emocional do comportamento;
  • Caminhos neurais das emoções;
  • Noções de competência emocional;
  • Sob Stress no relacionamento, aceitar, revoltar-se ou conformar-se?
  • Perfil necessário ao indivíduo para o trabalho em equipe;
  • Princípios para a comunicação eficaz;
    • Como escutar - escuta ativa;
    • Como expressar a mensagem - Comunicação assertiva;
    • Julgamentos/interpretações/inferências... Armadilha do certo e errado;
    • Como criticar e como escutar a crítica;
    • Forma da fala - qualifica ou desqualifica;
    • Clarificando informações recebidas;
    • Questão da confiança na comunicação;
      • Coerência entre discurso e prática;
      • Verbal e não verbal - mensagem dupla ou única;
      • Comprometimento com a comunicação - fazendo bons acordos.
    • Níveis de trabalho: tarefa, emoção, relação;
    • Metacomunicação;
    • Comunicação por e-mail.
  • Modelo de gerenciamento de conflito;
  • Círculo vicioso ou virtuoso?
  • Dissolvendo barreiras para melhores resultados.

Dinâmica:

Exposição no data show e flip chart, bastante interativa, com o uso de exercícios e dinâmicas entre os participantes e cenas de filmes para ilustrar os conceitos apresentados.

Duração: 8 horas

Facilitadora: Dra. Elizabeth Zamerul

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