Ao contrário do que muitos pensam, terapia não é “tratamento para pessoas loucas ou fracas” e é útil nas seguintes condições:
- Para resolver problemas pessoais – quem sofre por tempo prolongado ou intensamente e não consegue encontrar saídas desta condição, o que demonstra a presença de um transtorno emocional e mental.
- Para o autodesenvolvimento – quem quer dar novos passos, realizar seus sonhos, seu potencial e nota que tem dificuldades para avançar na vida, obter mais realizações e felicidade.
Como funciona?
Presencial – O trabalho ocorre em um consultório físico localizado na Av. Fagundes Filho, 486 – sala 35, Vila Monte Alegre (500m do metrô São Judas).
Individual ou Grupo – Depende de uma avaliação caso a caso. Se for individual, a sessão dura 50 minutos e a periodicidade será analisada, mas, inicialmente, no mínimo uma vez por semana. Se o formato for grupal, a duração da sessão é de 1h50 min e é sempre presencial. A Dra. Elizabeth utiliza o grupo temático para casos de Codependência e Relacionamentos Complicados, quando os envolvidos têm tipos semelhantes de dificuldades, o que lhes permite maior identificação e facilidade de evoluir e de se recuperar.
Tratamento Único ou em Conjunto – a terapia pode ocorrer também com tratamento medicamentoso, quando necessário, o que demanda acompanhamento médico psiquiátrico em paralelo.
A Dra. Elizabeth Zamerul atende a todos os transtornos mentais que necessitam de psicoterapia e é especialista em Codependência, Dependência Emocional, Relacionamentos Destrutivos e Dependência Química, áreas em que é necessário conhecimento bastante específico e prática para obter sucesso terapêutico.
Benefícios
Mais funcionalidade – As consequências naturais da terapia é que o cliente muda padrões de pensamento, hábitos e funcionamento que lhe prejudicam; trabalha emoções dolorosas do passado que persistem no presente e trabalha na resolução dos seus problemas atuais.
Expansão – Além disto, amplia a visão sobre si mesmo, sua realidade, relacionamentos, passado e, caso queria, encontra o seu propósito de vida.
Felicidade – ganha mais autoestima, autoconfiança, eficácia, melhora na autoimagem, qualidade de vida, contentamento, autorealização e paz.
O que faz o terapeuta nas sessões?
A função do psicoterapeuta é escutar, observar, aplicar técnicas e interagir de forma positiva. A intenção não é aconselhar, dizendo o que o cliente deve ou não fazer, direcionando o pensar, sentir e fazer dele. O objetivo é aceitá-lo na sua individualidade, apoiá-lo no seu processo, respeitando o seu ritmo, convidá-lo ou estimulá-lo a enxergar seus recursos e o poder que há dentro dele para curar suas dores emocionais e/ou se expandir, enfim, facilitar que ele encontre os seus próprios meios para viver cada dia melhor, segundo os seus critérios e valores.
Obs. Se você desejar copiar este artigo para posterior inclusão em qualquer mídia, pede-se que o mantenha na íntegra e adicione os créditos ao final, ou seja, Dra. Elizabeth Zamerul, médica psiquiatra (CRM-SP: 53.851), psicoterapeuta, especialista em Dependência Química e expert em Dependência Emocional.
Você precisa estar logado em para postar um comentário.