Sessão de Orientação Personalizada ao Familiar do Usuário de Álcool/Drogas
Sabe-se que, de um modo geral, quando a pessoa toma consciência de que seu familiar está usando drogas, sofre um forte impacto e geralmente não sabe o que fazer para ajudá-lo. Segundo estudo recente, para cada indivíduo envolvido com álcool e outras drogas no Brasil, estima-se que de 4 a 5 pessoas, incluindo cônjuges, companheiros, filhos e pais são direta ou indiretamente afetados. Além disto, o estudo salienta que os familiares de um dependente químico têm suas atividades diárias e o seu bem-estar psicológico abalado: 58% das famílias com algum usuário de drogas têm afetada a habilidade de trabalhar ou estudar, 29% das pessoas estão pessimistas quanto ao próprio futuro imediato, 33% têm medo que seu parente beba ou se drogue até morrer, ou alegam já ter sofrido ameaças ou violência do familiar dependente. Enfim, os relatos dos familiares que vivem este drama atestam que, a partir da percepção de se ter um familiar usuário de drogas, seguem-se décadas de tentativas frustradas e renúncias, na busca de ajudá-lo, enquanto a saúde mental, física e financeira dos familiares vai se deteriorando.
Tendo consciência de que dificilmente o dependente químico assume sua doença e aceita ajuda e para evitar a continuidade deste drama familiar, a Dra. Elizabeth Zamerul, Mestra em Psiquiatra, especialista em Dependência Química e no tratamento psicológico dos familiares, oferece uma sessão de orientação personalizada aos familiares do usuário que faz uso problemático do álcool ou uso de outras drogas. Os objetivos são esclarecer todos os caminhos de tratamento possíveis para o dependente, prós e contras de cada opção e como viabilizá-las. Além disto, também orienta a família no sentido de proteger-se dos danos atuais ou futuros que o dependente possa promover à saúde mental dela.
Então, se você vive este drama e não sabe o que fazer, busque ajuda e agende uma sessão de orientação agora, clicando aqui.